domingo, 2 de junho de 2013

Maionese de Alho com Ervas

                Se tem uma coisa que eu amo de montão é maionese, e durante o processo de adaptação ao veganismo eu não sofri nada, pois uma das primeiras coisas que eu aprendi a fazer foi maionese vegana, que aliás, é muito mais gostosa do que a tradicional, pra mim!
               Essa aqui foi fruto de uma experiência, a idéia inicial era fazer uma pastinha de feijão branco que eu vi no blog da Veganana (Link ao lado), mas acabei colocando água demais e pra consertar coloquei óleo até dar o ponto de maionese e tasquei as ervas da horta e alho, que eu amo! Ficou lindo!
(queiram me desculpar a qualidade da foto, mas a câmera estava descarregando e eu tive que fotografar muito rápido! )



Ingredientes:

- 1/2 xícara de feijão branco cozido
- óleo até dar ponto
- suco de 1 limão pequeno
- 1/4 de xícara de água (pode ser do cozimento)
- sal a gosto
- ervas a gosto (eu usei salsa e cebolinha)
- 1 dente de alho pequeno sem o miolo

Preparo:

1. Coloque o feijão branco e a água no liquidificador, bata bem.
2. adicione o limão, o sal, as ervas e o alho e bata novamente. Com a tampa aberta despeje o óleo até dar o ponto de maionese.
3. Prove o sal, acerte a cor da maionese de acordo com a sua preferência (eu fiz ela bem verdinha) adicionando mais ou menos ervas.

Dica de Ouro: Salsa desidratada

           Para finalizar sua maionese, faça um pouco de salsa desidratada e misture, ela vai ficar com os floquinhos verdes, característicos das maioneses de ervas, o truque aqui é bem básico.
          Lave bem a salsa (pode ser coentro também), seque com um guardanapo e selecione apenas as folhas, arrume em um lencinho de papel e leve à frigideira em fogo baixo, deixe lá até que desidrate por completo e ela fique completamente seca e quebradiça, retire do fogo e guarde em um pote fechado, quando for usar esfarele nas mãos e use para decorar pratos principais, esfihas abertas, patês e outros. 
          Qualquer prato ganha aquele toque profissional! e o melhor, as ervas conservam seu aroma e sabor!





2 comentários:

  1. Luana, parabéns pelo seu blog, que lindo!
    adorei sua receita! eu tbm amo amo amo e amoo maionese, mas, nunca consigo fazer uma boa, coloco óleo demais, aí tento consertar e estrago tudo rsrrs... esta receita parece nao ter erro! farei! se der certo, peço para que eu possa divulgar em meu blog Paneladamaria.blogspot, com os devidos créditos, claroooo!

    mais uma vez, parabéns!!!
    beijoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Maria Alice, também acompanho e adoro o seu blog. Fique à vontade para publicar qualquer receita!
      Abraço.
      =)

      Excluir

O que você achou? Me mande dúvidas e críticas!