quinta-feira, 16 de maio de 2013

Filé de Mandioca

           Essa preciosidade eu achei no blog da Cacau Verde (Link no lado direito), uma receita muito fácil e barata...eu já disse que é deliciosa?
           Como coisa boa a gente tem mesmo é que divulgar, resolvi postar essa receita aqui no blog. Fiz umas modificações do original, de acordo com o meu gosto. Na receita original é usado o fubá, e na minha versão, a farinha de rosca. Eu testei os dois e achei que a textura ficou mais suave com a farinha de rosca.
Ingredientes:
700 g de Mandioca cozida
1/2 cebola ralada
3 dentes de alho amassados
Cheiro-verde ou salsinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta do reino e cominho a gosto
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
Farinha de rosca (para empanar)
Óleo (para fritar)

Preparo:
1. Amasse a mandioca com um garfo até obter um purê. Retire os fiapos.
2. Adicione a cebola, o alho, o sal e os outros temperos.
3. Junte a farinha de trigo e misture muito bem. Prove o sal.
4. Modele os filés, se a massa estiver muito mole, utilize a farinha de rosca para ajudar (eu fiz a mandioca bem sequinha e ficou mais fácil de modelar). Quanto mais fininho você moldar, mais crocantes ficarão.
5. Frite em óleo bem quente. Sirva com limão.

A diferença dessa receita é o tempero, você pode usar quais quiser, eu gosto muito dos temperos verdes (cebolinha, salsinha, cheiro verde), acho que dão um toque especial. Além disso, você ainda pode usar a massa para fazer bolinhos, basta fazer as bolinhas, se quiser adicionar proteína de soja, azeitona, cenoura ralada, milho, etc, fique a vontade para personalizá-los e em seguida frite.

Uma maravilha!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Me mande dúvidas e críticas!