Hortas

Como cultivar uma Horta em Casa?

        Ter uma Horta não é nada complicado. Não precisa entender de jardinagem, não precisa ter um espaço espaço grande, não precisa ter muito tempo. As plantas só precisam de carinho e vontade de cultivar! 
Aqui vão algumas dicas para quem quer começar a sua horta em Casa:

1. Comece devagar. O ideal para começar são os temperos e ervas aromáticas, pois além de não exigirem cuidados excepcionais, você sempre vai precisar! Não adianta, um dia você vai querer fazer uma sopinha rápida e vai perceber que não tem cheiro verde ou salsa pra finalizar, para não ter que congelar temperos para essas ocasiões (tempero congelado não dá né?) você planta suas ervas e quando precisar, as colhe, deliciosamente para comê-las fresquinhas, que delícia!

2. Escolha as espécies que mais usa e pesquise sobre elas, verifique se podem ser plantadas junto com outras, se precisam de mais ou menos água, se gostam de mais ou menos sol.

3. Escolha bem o espaço, a única exigência é que ele tenha, pelo menos, 4h de sol ao dia. Se você não tiver quintal, verifique sua área de serviço! Não tem espaço? é possível usar a parede? e o telhado? pesquise sobre hortas suspensas, em qualquer loja de construção você encontra suportes, ganchinhos, muitas opções para colocar vasinhos fixados em paredes, colunas, ou em estruturas, enfim....Tudo depende do seu espaço e de como deseja utilizá-lo. Tenha em mente que sempre é possível!

4.  Procure lojas de jardinagem na sua cidade, onde comprar sementes, vasos, adubo. Dê Preferências a sementes orgânicas e adubos biológicos!

5. Cuidado com animais de estimação. Eles adoooram destruir os vasos e comer suas plantas! Procure deixar sua horta suspensa, ou então cercá-la com uma tela para proteger.

6. Acima de tudo, não desista! Cuidar de uma horta pode ser simples, mas exige um pouco de dedicação e como não somos profissionais, é normal que alguma coisa sai fora do planejado, seja a semente que não germina, alguma espécie não desenvolve, ou um ataque de lagartas, enfim...isso é bom! nos ensina muito sobre nossa própria vida, não devemos nos descabelar, além disso a natureza tem seu tempo, que é diferente do nosso, esse é um dos maiores e melhores aprendizados! A gente quer plantar a semente hoje e colher o mais rápido possível, coisa do tempo que a gente vive mesmo, mas a natureza não dá a mínima e sempre vai no tempo dela, apreciar e entender esse tempo foi uma das melhores experiências que tive!!!

Você pode plantar flores também, não dá pra comer mas é ótimo para decorar o café da manhã e a vida!

Cheiro Verde crescendo em jardineira. Cebolinhas ao fundo.



e aí, Vamos Plantar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Me mande dúvidas e críticas!